quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Uma pequena partilha.

Acerca de Liberdade, Desejos, e Tempo.
Porque na última reunião falávamos disto, e porque tenho eu próprio vivido estas questões na minha vida ultimamente.

Há uma passagem da Bíblia, no Livro do Eclesiastes que, desde que li, me tocou profundamente:
"Tudo tem o seu tempo
Para tudo há um momento
e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu:
tempo para nascer e tempo para morrer,
tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou,
tempo para matar e tempo para curar,
tempo para destruir e tempo para edificar,
tempo para chorar e tempo para rir,
tempo para se lamentar e tempo para dançar,
tempo para atirar pedras e tempo para as ajuntar,
tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço,
tempo para procurar e tempo para perder,
tempo para guardar e tempo para atirar fora,
tempo para rasgar e tempo para coser,
tempo para calar e tempo para falar,
tempo para amar e tempo para odiar,
tempo para guerra e tempo para paz."

E esta passagem tem tido efeitos na minha vida, o confiar nisto, que as coisas têm o seu tempo, ajuda-me a ser mais livre. E por isso, muitas vezes não fico tão stressado quando, por exemplo, se me apresentam mil escolhas diferentes que eu posso tomar, ou quando a minha vida me parece tão cheia que vou rebentar - sei que Deus me deu tempo para fazer aquilo que realmente me faz feliz, e que esse tempo está aqui e agora, no Presente... talvez seja por isso que se chama Presente ao Agora, não é? E quantas vezes nos esquecemos disso, e não desembrulhamos cada Presente que Ele nos dá?

Esta semana que passou estive fora como sabem.
Fiz muito pouco, dormi até tarde, passei momentos simplesmente a passear por Maastricht, a saborear o frio e a neve, a saborear a companhia das pessoas com quem estava.
Por vezes sentia este "bichinho" que me dizia: "Olha lá, Chico, não devias estar a trabalhar, para depois mais tarde teres menos trabalho? Ou então, quer dizer, a visitar outras cidades...Agora, ficares aqui o tempo todo sem fazer nada... Que desperdício!"

Este "bichinho" é o meu pequeno "demónio de estimação" que me acompanha para todo o lado, e me tenta fazer exactamente aquilo que não desejo.
Estava ali exactamente porque era tempo para saborear, não porque era tempo de fazer coisas.

Da mesma maneira ele me aparece quando tenho de trabalhar a dizer: "Eh pá, pareces cansado... E que tal ires ver televisão ou descansar um pouco?".

Tenho vivido cada vez com mais consciência disto, que o Tempo é espaço que Deus nos dá para, em Liberdade, escolher o que mais Desejo (que é também o que Ele deseja para mim).
E sim, tenho vozes (não reais, senão já estava no Sobral Cid...) em mim que por vezes me dizem coisas contrárias aquilo que realmente quero... Mas sei que posso escolher ouvir apenas aquilo que desejo profundamente!

É engraçado que têm sido vocês a ensinarem-me muito sobre isto sabiam?
A perceber que os meus tempos não são os vossos tempos, e que devo respeitar quem cada um de vocês é.
A perceber que há tempos para as reuniões correrem mesmo bem, e tempos para sair de uma reunião a pensar "que raio é que fui ali fazer...".
A perceber que o caminho que cada um percorre é feito no Tempo, e com tempo para tudo.

Obrigado Pastilhas.

Sem comentários: